sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vida de porcos

Ele não é um artista de rua, como parece


O morador de rua Vanderlei Pires foi pichado com tinta prata enquanto dormia na esquina da Rua Lobo da Costa com a avenida João Pessoa na madrugada de hoje, conta a matéria publicada no site da RBS.
Além disso, segundo uma testemunha, jovens teriam parado um carro e urinado nos pés do homem. Pires não percebeu as agressões. Com sinais visíveis de embriaguês, dormia no momento em que o spray prata cobriu seu corpo. Antes da urina.
Seria esta apenas uma questão de desigualdade social, falta de uma política mais eficiente no trato com mendigos, desemprego, alcoolismo e marginalidade, ou também inclui-se aqui mais um ítem, e o mais nojento de todos: a falta de educação grotesca de uma nação?
Logo, quem desceu de um carro para urinar, possui um automóvel. Correto. Deve possuir também um bom emprego que o possibilite comprar o automóvel. Ou, na pior das hipóteses, ganhou de presente de um pai rico. Ninguém anda de carro sem condições para tal.
O mesmo vale para quem picha. Uma lata de spray, hoje, não deve custar menos que uns R$15!
Por outro lado, cometem atos de vandalismo, como urinar no mendigo. Parece até hilário, mas reflete a impunidade.
Falta de educação. Falta de bom censo. Responsabilidade. Amor ao próximo. Falta tudo.
Numa sociedade como a nossa falta, principalmente, amparo aos que realmente precisam.
E, não menos preocupante, falta educação e cultura. Educação e cultura são sinônimos diretos de respeito.




Ele aprendeu a ser um artista de rua. Tem emprego, sente-se integrado à sociedade

Mendigo, ou moradores de rua aqui, somente vivem na rua se quiserem. Possuem albergues disponíveis pelo governo. Também são convidados a produzir. Um dos casos mais conhecidos pelas ruas de Londres é o da revista Issue. Ao que tudo indica, a produção de todo o conteúdo, edição e distribuição são feitos pelos próprios ex-mendigos. Eles mesmos vendem o produto que fabricam.

Entre uma centena de exemplos práticos de inclusão social, o da Issue é o mais visto. Exemplo de pessoas que não são mais dependentes do álcool, usan Nike, lêem, escrevem boas reportagens e ganham dinheiro para se sustentar.

Pessoas que se respeitam. Não urinam nas cabeças dos mais fracos. Brincam com turistas e fazem poses para fotografias. Vale tudo na vida de um ex-morador de rua em Londres. Só não vale desrespeitar o próximo, muito menos andar de carro. Porque dirigir seu próprio carro, em Londres, custa muito caro.

Vandalismo, aqui, dá cadeia. No Brasil, é o motivo do riso e da chacota de meia dúzia de mal educados. Filhinhos de papai. Ricos do que? De dinheiro?

Ricos de pobreza espiritual. Ricos de coisas materiais. Ricos com suas cabeças cheias de porcaria.

Logo, porcos mal educados com dinheiro no bolso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário