sábado, 27 de junho de 2009

The Logical Song

Ok. Já não é a primeira vez que ganho intimações para falar da cena musical britânica, os tops da semana e as paradas que não páram. Pois bem. Mais uma vez, vou fugir à regra.


Escolhi uma canção de um grupo britânico para sugerir aos amigos que acompanham este blog. Nada aqui é novo. Alias. Esta música tem letra tão perfeita que me faz recordar a carta 12 do Tarô. A roda da vida. Explico.

Universalmente intangível, o universo é eterno e o tempo, nada mais que uma grande ilusão, que nos faz viver neste planeta e nos coloca em rota de colisão conosco mesmos.

O que quero dizer, com isso, é que The Logical Song me parece uma das canções mais completas da existência da música universal, perfeita, imutável em todos os seus aspectos, pronta para a eternidade, tal qual a roda da vida, onde nada é novo, mas tudo se renova. Simplesmente porque é prática no que diz respeito a uma passagem de tempo imaginária, desde quando a vida nos parece tão magnífica, para o momento das responsabilidades, das idiotices, da intolerância até... se transformar num vegetal que assina. Que deve cuidar o que diz, para não ser taxado como um radical sem valor, ou, como dizem os Tramps, "um detentor de questões tão profundas para a mente de um simples homem, quando todos dormem e a noite cai".


O grupo britânico está longe de ocupar picos de paradas. Supertramp (O Grande Vagabundo) foi uma das mais originais bandas de rock progressivo da cena britânica dos anos 60. Continua matando a pau com músicas como esta, para os amantes da nostalgia e da roda da vida, como eu.


A seguir,

Letra em Inglês, traduzida para o Português e vídeo da interpretação de Roger Hodgson (valeu pipo!!), com Ringo Star na batera em 2002, numa tentativa de retomar a banda, a qual acabou fracassada por ele, o tempo, intangível, imutável...




The Logical Song


When I was young

It seemed that life was so wonderful

A miracle, oh it was beautiful, magical

And all the birds in the trees

Well they'd be singing so happily

Oh joyfully, oh playfully watching me

But then they sent me away

To teach me how to be sensible

Logical, oh responsible, practical

And they showed me a world

Where I could be so dependable

Oh clinical, oh intellectual, cynical

There are times when all the world's sleep

The questions run too deep

For such a simple man

Won't you please, please tell me what we've learned

I know it sounds absurd

But please tell me who I am

Now watch what you say

Or they'll be calling you a radical

A liberal, oh fanatical, criminal

Oh won't you sign up your name

We'd like to feel you're

Acceptable, respectable, oh presentable, a vegetable

At night when all the world's sleep

The questions run so deep

For such a simple man

Won't you please, please tell me what we've learned

I know it sounds absurd

But please tell me who I am, who I am, who I am, who I am


A canção Lógica


Quando eu era jovem

A vida parecia ser maravilhosa

Um milagre, bonita, mágica

E todos os pássaros nas árvores

Cantavam felizes

Oh cheios de alegria, oh brincalhões me observando

Mas então eles me mandaram embora para me ensinar como ser sensato

Lógico, oh responsável, pratico

E eles me mostraram um mundo

Onde eu preciso ser dependente

Oh clínico, oh intelectual, cínico

Algumas vezes, quando todo o mundo está adormecido

As perguntas correm profundamente

Para simples homens assim

Por que você não me conta, por favor me conte o que aprendemos

Eu sei que parece absurdo

Mas por favor me diga quem sou eu

Agora cuidado com o que diz

Ou eles te chamamarão de radical

Liberal, oh fanático, criminoso

Oh você não vai assinar o seu nome?

Nós gostariamos de sentir que você é

Aceitável, respeitável, oh apresentável, um vegetal

A noite quando todo o mundo está adormecido

As questões correm profundamente

Para simples homens assim

Por que você não me conta, por favor me conte o que nós aprendemo

Eu sei que parece absurdo

Mas por favor me diga quem sou eu, quem sou eu, quem sou eu, quem sou eu


OBS: A respeito de música, o top das paradas, pelo menos nos noticiários de todos os canais ingleses, continua a repercussão massiva sobre a morte de Michael Jackson. Todos os headlines da BBC dão novas informações, de hora em hora, desde o dia da morte. Continuará na pauta.

Os tópicos de discussão se viram agora para a família, o futuro dos filhos, para onde foi o dinheiro e o segundo pedido de autópsia do corpo do cantor e, ainda, a discussão sobre a devolução do dinheiro para os 50 shows que seriam realizados à partir do mês que vem, aqui em Londres, pela O2 Arena. O prejuízo é superior a £20 mi.

Um comentário:

  1. Ainda bem que tu, jornalista e chef, viva somente deste rendimentos... Porque da critica de musica seria dificil...A interpretação do video é do Roger Hogdson cego!!!! Crisis!! What a crisis??? Já falava de um momento bem parecido com o teu...Dreamer!!!

    ResponderExcluir