segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Empresa quer construir máquina de moer asteróides

O fim deles, antes que seja o nosso


Um time de cientistas britânicos está desenvolvendo idéias para criar uma nave espacial capaz de evitar colisões de grandes asteróides com o planeta Terra. O projeto é chamado "gravity tractor" e resultará na construção de algo em torno de 10 toneladas, com o objetivo de desviar da rota da Terra qualquer objeto que ofereça risco iminente de colisão. A idéia é uma iniciativa da companhia espacial EADS Atrium. Até o momento, nem mesmo o protótipo foi construído, admitem os cientistas. No entanto, os números da NASA podem confirmar o desejo da companhia em colocar o projeto em prática "as soon as possible": Exatamente 1068 "asteróides potencialmente perigosos" já foram identificados e podem haver milhares de outros mais presentes no espaço.


Em entrevista à BBC de Londres, o Dr. Ralph Cordey, coordenador do programa da Astrium, confessou ter pensado inicialmente que uma espaço nave com esta dimensão jamais funcionaria em órbita. No entanto, reconsidera que, dependendo da tecnologia, modo de construção, propulsão e tamanho da nave, o projeto passa a se tornar viável num futuro muito próximo.


Caso contrário, segundo os especialistas, prováveis rotas de colisão podem resultar na aniquilação total da humanidade caso uma dessas pedras gigantes atinja o planeta num futuro próximo (que ainda não se sabe quando).


O fato é que, de bom mesmo fica a idéia de que não estaremos mais aqui para ver o fim da nossa própria espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário