sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Capitalismo x generosidade - O contraste continua

O local escolhido para fazer caridade é o ponto mais central do globo. Com muita simplicidade, os bonecos e o sorriso no rosto dos pequenos se misturam à faixa excêntrica e quase duvidosa da loja ao lado: tradução ao pé da letra:
"UM MILHÃO DE PARES DE TÊNIS "PRECISAM" SER VENDIDOS!"

O verbo "must" é um entre aqueles que possuem maior impacto na fala. Quando utilizado, indica realmente uma situação de obrigação, ao contrários, por exemplo, do "to may" (dever) ou "would" (deveriam), que representam a possibilidade de vender um milhão de pares de tênis, mas com menos ênfase.

Por outro lado, sem análises de linguagem, o que fica do vídeo é a situação em que a economia globalizada é a responsável direta: o consumo.

Do outro lado, a Igreja trata de fazer aquele pouco de coisa boa que ainda resta para ela, Igreja: ser generosa (pelo menos na tomada da iniciativa), já que não pode ser mais capitalista do que já é. A propósito, quanto em dinheiro tanto a Igreja católica quando a própria Lilliwhites destinaram à esta simples campanha em praça pública? Duvido que tenham contribuído com um único PENCE.

Por isso que eu sempre insisto: doar o que foi ou é dos outros é a mais pura falta de sensibilidade. Generosidade consiste em doar o que temos, sem esperar pelo retorno, o qual, geralmente, virá em dobro com naturalidade quando feito de coração.

____________________ *** ___________________________

De volta ao blog, depois de duas semanas estreitas de negociações para a troca de emprego. Vem novidades por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário